REclame
Aspas
Empregam-se aspas:
-
No início e no fim de uma citação. Exemplo: “Deus, ó Deus!onde estás que não respondes!”
-
Nas palavras ou expressões estrangeiras, arcaísmos, neologismos, gírias,etc. Exemplo: Fui ao “show” de Djavan.
-
Dar ênfase a palavras e expressões. Exemplos: Meu irmão não é “isso” que você pensa.
-
Ironizar os termos de uma oração. Exemplo: Havia sempre um “porquê” em tudo que dizia.
Dois pontos
Emprega-se dois pontos para:
REclame
-
Anunciar a fala de um personagem. Exemplo: O professor ordenou: -Façam silêncio!
-
Para anunciar uma enumeração. Exemplo: Os entrevistados do programa serão os seguintes: Roberto, Carla e Rodrigo.
-
Para anunciar um esclarecimento. Exemplo: escute bem isto: só se vive bem quando se tem paz.
-
Para anunciar uma citação. Exemplo: O filósofo Descartes disse: Penso, logo existo.
-
Na invocação das correspondências. Exemplo: Prezado amigo:
-
Antes de orações apositivas. Exemplo: Nós defendemos uma ideia: que todos devem ter acesso à saúde, educação e à segurança.
Parênteses
Empregam-se parentes para:
-
Isolar palavras explicativas. Exemplo: A diretora da escola pediu que os alunos conservassem a escola, e todos (menos o Bruno) resolveram ajudar.
-
Destacar datas. Exemplo: Gregório de Matos (1633-1695) foi a maior expressão do Barroco brasileiro.
-
Isolar frases intercaladas. Exemplo: O senhor Bartolomeu (que Deus o tenha!) era uma pessoa arrogante e mal-humorada.
-
Indicações cênicas (em peças de teatro, roteiros de TV,etc). Exemplo: (Entra Paloma desesperada) – Onde, onde está ela?
Ponto e vírgula
Emprega-se para:
-
Separar orações coordenadas, se uma delas já tiver vírgula. Exemplo: Fazia muito calor naquela manhã; alguns hóspedes,pensava eu,tinham ido à praia.
-
Separar orações coordenadas de sentido oposto. Exemplo: as crianças viajarão hoje;os adultos amanhã.
-
Separa itens de uma enumeração,de um regulamento,de um decreto,de uma lei,etc. Exemplo: Art.17 – Fica vedado: I- fumar em local fechado; II- ter animais de médio e grande porte;
Pontos
Ponto Final (.) – Empregado no:
-
Período simples. Exemplo: A partida de futebol foi emocionante.
-
No período composto: Exemplo: Não quero que você tenha medo de mim.
-
Nas abreviaturas.Exemplo: d.C. – depois de Cristo/ Av. – avenida/ pl. – plural.
REclame
Ponto de interrogação (?) – Empregado quando se quer marcar as orações interrogativas diretas. Exemplo: Onde estarão as canetas que perdi?
Fique atento(a)!
-
Não é empregado ponto de interrogação nas perguntas indiretas. Exemplo: Melissa perguntou onde estariam os livros que perdeu.
-
Em frase de entonação interrogativa e exclamativa, o ponto de interrogação e o de exclamação aparecem lado a lado. Exemplo: O senhor outra vez?! Assim não é possível!
Ponto de exclamação (!) – Empregado em:
-
Em frases exclamativas. Exemplo: Que dia lindo!
-
Interjeições e onomatopeias. Exemplo: Puxa!/ Plim-Plim!
-
Verbo no imperativo. Exemplo: Apague a luz!/ Feche a porta!
-
Depois de voactivo. Exemplo: Tenha paciência,Maria!
Reticência
Emprega-se reticências para indicar:
-
Dúvida, hesitação ou surpresa. Exemplo: Eu estava pensando…não sei se invisto dinheiro em imóveis ou ações.
-
Interrupção de fala do narrador ou da personagem. Exemplo: – Eu te amo,disse Luís em voz baixa. Como Jorge não escutou, Luisa disse de novo: “eu te…”, mas foi interrompida por seus pais.
-
Supressão de palavras. Exemplo: Cristina parecia impaciente: – Papai,eu quero … o senhor sabe… eu… eu quero aquela boneca.
-
Ao final de uma frase,que os sentido continua. Exemplo: E a vida continua.
Travessão
Emprega-se o travessão para:
-
Indicar a mudança do interlocutor no diálogo. Exemplo: -Bom dia, Carlos.Como vai? – Bom dia, Aristides. Eu estou bem.
-
Isolar a parte final de um enunciado. Exemplo: Todos nós cometemos erros – erros às vezes, injustificáveis.
-
Isolar palavras ou frases, utilizando-se de travessão duplo. Exemplo: A chula – dança típica do sul do país – é acompanhada a sanfona e violão.
-
Ligar grupos de palavras que indicam itinerário. Exemplo: A rodovia Presidente Dutra é a estrada que liga Rio – São Paulo.
Uso de vírgula
Empregada para:
a) separar elementos de uma enumeração. Exemplo: Crianças, jovens e velhos manifestavam-se contra a violência.
b) separar o aposto. Exemplo: Rita, aquela moça alegre, possuía uma vida infeliz.
c) esperar o vocativo. Exemplo: O jantar está servido, Senhora!
d) separar o adjunto adverbial antecipado.Exemplo: Logo pela manhã,ouviu-se um terrível estrondo.
Fique atento(a)!
Se o adjunto adverbial viesse no final da frase, não seria necessário o uso da vírgula.
e) isolar o nome do lugar nas datas. Exemplo: Salvador, 10 de dezembro de 2013.
f) Indicar a omissão de um termo. Exemplo: Todos estavam alegres; ele,muito triste.
g) depois do sim e do não,usados como resposta,no início da frase.
Exemplo: – Você vai à escola?
-Sim,vou.ou –Não,vou ficar em casa.
h) para separar palavras e expressões explicativas ou retificativas. Exemplo: Eles foram à praia ontem, aliás,anteontem.
i) para separar termos deslocados de sua posição normal na frase. Exemplo: De doce, eu gosto.
j) para separar elementos paralelos de um provérbio. Exemplo: Tal pai,tal filho.
No período composto, emprega-se a vírgula para:
-
Separar orações coordenadas assindéticas. Exemplo: Foi até o quarto,pegou um cobertor,pensou por alguns instantes,deitou na cama.
-
Separa orações coordenadas sindéticas, exceto as iniciadas pela conjunção e, ou e nem. Exemplo: Fez o que pôde, pois sentia-se culpado pelo incidente.
-
Isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas. Exemplo: O homem,que é um ser inteligente,também é passível de erro.
-
Separar as orações subordinadas adverbiais, quando vem antepostas à oração principal. Exemplo: Quando as férias chegaram, todos foram para o Mato Grosso.
-
Para separar orações reduzidas. Exemplo: Terminada a aula, os alunos foram dispensados.
Não emprega-se vírgula entre:
-
O sujeito e o predicado. Exemplo: Os alunos da escola formaram uma comissão.
-
O verbo seus complementos. Exemplo: O turista pediu informação ao motorista.
-
O nome e o complemento nominal. Exemplo: A leitura do jornal é indispensável.
-
O nome o adjunto adnominal. Exemplo: A claridade da manhã entrava pelas janelas.
-
A oração principal e a subordinada substantiva, desde que não seja apositiva. Exemplo: Espero que você seja feliz