Sfaturi și reguli de gramatică

REclame

Aspas

Empregam-se aspas:

  1. No início e no fim de uma citação. Exemplo: “Deus, ó Deus!onde estás que não respondes!”

  2. Nas palavras ou expressões estrangeiras, arcaísmos, neologismos, gírias,etc. Exemplo: Fui ao “show” de Djavan.

  3. Dar ênfase a palavras e expressões. Exemplos: Meu irmão não é “isso” que você pensa.

  4. Ironizar os termos de uma oração. Exemplo: Havia sempre um “porquê” em tudo que dizia.

Dois pontos

Emprega-se dois pontos para:

REclame

  1. Anunciar a fala de um personagem. Exemplo: O professor ordenou: -Façam silêncio!

  2. Para anunciar uma enumeração. Exemplo: Os entrevistados do programa serão os seguintes: Roberto, Carla e Rodrigo.

  3. Para anunciar um esclarecimento. Exemplo: escute bem isto: só se vive bem quando se tem paz.

  4. Para anunciar uma citação. Exemplo: O filósofo Descartes disse: Penso, logo existo.

  5. Na invocação das correspondências. Exemplo: Prezado amigo:

  6. Antes de orações apositivas. Exemplo: Nós defendemos uma ideia: que todos devem ter acesso à saúde, educação e à segurança.

Parênteses

Empregam-se parentes para:

  1. Isolar palavras explicativas. Exemplo: A diretora da escola pediu que os alunos conservassem a escola, e todos (menos o Bruno) resolveram ajudar.

  2. Destacar datas. Exemplo: Gregório de Matos (1633-1695) foi a maior expressão do Barroco brasileiro.

  3. Isolar frases intercaladas. Exemplo: O senhor Bartolomeu (que Deus o tenha!) era uma pessoa arrogante e mal-humorada.

  4. Indicações cênicas (em peças de teatro, roteiros de TV,etc). Exemplo: (Entra Paloma desesperada) – Onde, onde está ela?

Ponto e vírgula

Emprega-se para:

  1. Separar orações coordenadas, se uma delas já tiver vírgula. Exemplo: Fazia muito calor naquela manhã; alguns hóspedes,pensava eu,tinham ido à praia.

  2. Separar orações coordenadas de sentido oposto. Exemplo: as crianças viajarão hoje;os adultos amanhã.

  3. Separa itens de uma enumeração,de um regulamento,de um decreto,de uma lei,etc. Exemplo: Art.17 – Fica vedado: I- fumar em local fechado; II- ter animais de médio e grande porte;

Pontos

Ponto Final (.) – Empregado no:

  1. Período simples. Exemplo: A partida de futebol foi emocionante.

  2. No período composto: Exemplo: Não quero que você tenha medo de mim.

  3. Nas abreviaturas.Exemplo: d.C. – depois de Cristo/ Av. – avenida/ pl. – plural.

REclame

Ponto de interrogação (?) – Empregado quando se quer marcar as orações interrogativas diretas. Exemplo: Onde estarão as canetas que perdi?

Fique atento(a)!

  1. Não é empregado ponto de interrogação nas perguntas indiretas. Exemplo: Melissa perguntou onde estariam os livros que perdeu.

  2. Em frase de entonação interrogativa e exclamativa, o ponto de interrogação e o de exclamação aparecem lado a lado. Exemplo: O senhor outra vez?! Assim não é possível!

Ponto de exclamação (!) – Empregado em:

  1. Em frases exclamativas. Exemplo: Que dia lindo!

  2. Interjeições e onomatopeias. Exemplo: Puxa!/ Plim-Plim!

  3. Verbo no imperativo. Exemplo: Apague a luz!/ Feche a porta!

  4. Depois de voactivo. Exemplo: Tenha paciência,Maria!

Reticência

Emprega-se reticências para indicar:

  1. Dúvida, hesitação ou surpresa. Exemplo: Eu estava pensando…não sei se invisto dinheiro em imóveis ou ações.

  2. Interrupção de fala do narrador ou da personagem. Exemplo: – Eu te amo,disse Luís em voz baixa. Como Jorge não escutou, Luisa disse de novo: “eu te…”, mas foi interrompida por seus pais.

  3. Supressão de palavras. Exemplo: Cristina parecia impaciente: – Papai,eu quero … o senhor sabe… eu… eu quero aquela boneca.

  4. Ao final de uma frase,que os sentido continua. Exemplo: E a vida continua.

Travessão

Emprega-se o travessão para:

  1. Indicar a mudança do interlocutor no diálogo. Exemplo: -Bom dia, Carlos.Como vai? – Bom dia, Aristides. Eu estou bem.

  2. Isolar a parte final de um enunciado. Exemplo: Todos nós cometemos erros – erros às vezes, injustificáveis.

  3. Isolar palavras ou frases, utilizando-se de travessão duplo. Exemplo: A chula – dança típica do sul do país – é acompanhada a sanfona e violão.

  4. Ligar grupos de palavras que indicam itinerário. Exemplo: A rodovia Presidente Dutra é a estrada que liga Rio – São Paulo.

Uso de vírgula

Empregada para:

a) separar elementos de uma enumeração. Exemplo: Crianças, jovens e velhos manifestavam-se contra a violência.

b) separar o aposto. Exemplo: Rita, aquela moça alegre, possuía uma vida infeliz.

c) esperar o vocativo. Exemplo: O jantar está servido, Senhora!

d) separar o adjunto adverbial antecipado.Exemplo: Logo pela manhã,ouviu-se um terrível estrondo.

Fique atento(a)!

Se o adjunto adverbial viesse no final da frase, não seria necessário o uso da vírgula.

e) isolar o nome do lugar nas datas. Exemplo: Salvador, 10 de dezembro de 2013.

f) Indicar a omissão de um termo. Exemplo: Todos estavam alegres; ele,muito triste.

g) depois do sim e do não,usados como resposta,no início da frase.

Exemplo: – Você vai à escola?

               -Sim,vou.ou –Não,vou ficar em casa.

h) para separar palavras e expressões explicativas ou retificativas. Exemplo: Eles foram à praia ontem, aliás,anteontem.

i) para separar termos deslocados de sua posição normal na frase. Exemplo: De doce, eu gosto.

j) para separar elementos paralelos de um provérbio. Exemplo: Tal pai,tal filho.

No período composto, emprega-se a vírgula para:

  1. Separar orações coordenadas assindéticas. Exemplo: Foi até o quarto,pegou um cobertor,pensou por alguns instantes,deitou na cama.

  2. Separa orações coordenadas sindéticas, exceto as iniciadas pela conjunção e, ou e nem. Exemplo: Fez o que pôde, pois sentia-se culpado pelo incidente.

  3. Isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas. Exemplo: O homem,que é um ser inteligente,também é passível de erro.

  4. Separar as orações subordinadas adverbiais, quando vem antepostas à oração principal. Exemplo: Quando as férias chegaram, todos foram para o Mato Grosso.

  5. Para separar orações reduzidas. Exemplo: Terminada a aula, os alunos foram dispensados.

Não emprega-se vírgula entre:

  1. O sujeito e o predicado. Exemplo: Os alunos da escola formaram uma comissão.

  2. O verbo seus complementos. Exemplo: O turista pediu informação ao motorista.

  3. O nome e o complemento nominal. Exemplo: A leitura do jornal é indispensável.

  4. O nome o adjunto adnominal. Exemplo: A claridade da manhã entrava pelas janelas.

  5. A oração principal e a subordinada substantiva, desde que não seja apositiva. Exemplo: Espero que você seja feliz

Fotografia autorului
Isa Fernandes
Pasionat de tehnologie și de lumea aplicațiilor. Îmi place să scriu despre cele mai bune știri de pe piață și despre tendințele acesteia.

Publicat în: