Google Acadêmico

Google Acadêmico – O que é, como usar, busca avançada

O Google Acadêmico é uma ferramenta especifica que te ajuda na busca de literatura acadêmica, ideal para trabalhos da escola, faculdade e etc. Com essa ferramenta do Google Acadêmico você tem mais facilidade para encontrar artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, livros, resumos, bibliotecas de pré-publicações e material produzido por organizações profissionais e acadêmicas.

O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é uma ferramenta especifica que te ajuda na busca de literatura acadêmica, ele foi Lançado em Novembro de 2004 passou a oferecer buscas em língua Portuguesa em 10 de janeiro de 2006.

Google Acadêmico

اشتہارات

Esse serviço é totalmente gratuito, você pode fazer todas as buscas que desejar sem pagar nada por isso, mas em alguns casos só é possível fazer downloads caso esteja conectado em uma conta do Google.

Caso você não tenha uma conta do Google é só criar uma para poder usar o Google Acadêmico em seu máximo.

Como usar o Google Acadêmico?

Se você é uma pessoa que não faz ideia de como usar o Google Acadêmico, fique tranquilo, você vai usar ele da mesma forma com que você usa o Google para fazer suas procuras do dia a dia, mas para usar a versão do Google Acadêmico, você deve acessar esse link: https://scholar.google.com.br/

Quando você acessar o link do Google Acadêmico, você vai se deparar com a mesma tela de procura da Google, a diferença fica pela discrição “acadêmico” logo abaixo da marca Google.

Na hora da procura pelo assunto pretendido, você deve usá-lo normalmente, não existe diferença na procura entre as versões.

اشتہارات

Como fazer busca pelo Google Acadêmico?

Para fazer a sua busca sem ser pela busca avançada, você pode começar a fazer essa busca utilizando 3 meios “Autor, Título e Palavra-Chave”, essas são as formas mais eficazes de você encontrar o que deseja. Lembrando que você pode utilizar 1, 2 ou até os 3 meios para fazer essa busca, não é necessário utilizar todos os meios para encontrar o que procura.

Não se esqueça que antes de fazer a sua busca, você deve selecionar a opção “Pesquisar páginas em Português”, agora se sua busca for por conteúdo em outras línguas é só deixar selecionado a opção “Em qualquer Idioma”

Busca Avançada Google Acadêmico

No Google Acadêmico você conta com alguns filtros que te ajudam na procura do assunto pretendido, mas além disso, é possível usar o método de pesquisa avançada. Para acessar a busca avançada é só clicar sobre a seta no campo de busca que irá abrir a tela de busca do Google Acadêmico.

Além dos campos presentes para encontrar o assunto pretendido, você pode delimitar o período de publicação e também locais em que as pesquisas foram publicadas, por exemplo.

Dessa forma você encontra o que procura com ainda mais precisão, por isso o Google Acadêmico é uma ferramenta fantástica para os estudantes.

Minha Biblioteca Google Acadêmico

A área da “Minha Biblioteca” do Google Acadêmico serve para você salvar os resultados encontrados de acordo com suas buscas, facilitando a montagem inicial de seu trabalho e também serve para reunir as suas publicações, uma outra coisa importante dessa área é que você pode importar artigos e trabalhos em que você foi citado.

TCC com Google Acadêmico

No decorrer do artigo nós vimos a importância dessa ferramenta para fazer os trabalhos da faculdade como o TCC “Trabalho de Conclusão de Curso”, como você pode usar o Google Acadêmico da melhor maneira, fazendo buscas mais precisas e até mesmo como salvar todas as suas buscas pela ferramenta “Minha Biblioteca”, isso facilita e muito você a concluir o seu trabalho.

Mas não se esqueça, quando você extrai informações do Google Acadêmico, é essencial referenciar a fonte no seu trabalho científico. Se você vai utilizar trechos de outros trabalhos, faço isso seguindo as normas ABNT. Cada frase que compõe o seu trabalho precisa ter a sua fonte bem clara, caso contrário, o seu trabalho pode ser considerado plágio.

Principais sites repositores de conteúdo do Google Acadêmico

O Google Acadêmico busca conteúdo de diferentes fontes e são as melhores fontes que você pode encontrar, são elas:

• Biblioteca Digital FGV
  • Lume UFRGS
  • SciELO Brasil
  • BDJur
  • BDM UnB
  • Portal Seer UFBA
  • Buscalegis UFSC

Porque você deve usar o Google Acadêmico para fazer os seus trabalhos?

O Google Acadêmico utiliza das melhores fontes para dar os melhores resultados de suas pesquisas, é utilizado sites como a “Biblioteca Digital FGV” e a “SciELO Brasil”.

Você tem muito mais facilidade para encontrar o que busca e agilizar o seu trabalho utilizando as ferramentas de “Busca Avançada” e “Minha Biblioteca”.

Se você precisa de uma ferramenta completa para fazer suas pesquisas e trabalhos com excelentes referências, o Google Acadêmico é a ferramenta que você procura.

Biblioteca Digital FGV – http://sistema.bibliotecas-bdigital.fgv.br/

SciELO Brasil – http://www.scielo.org/php/index.php

Nossa opinião sobre o Google Acadêmico

Nossa conclusão foi que o Google Acadêmico é sem sombras de duvidas a melhor ferramenta de busca de conteúdo acadêmico que você pode utilizar para fazer suas pesquisas e trabalhos da escola e faculdade.

Muito simples de usar e as ferramentas existentes nele é e são extremamente uteis.

مصنف کی تصویر
عیسیٰ فرنینڈس
ٹیکنالوجی اور ایپلی کیشنز کی دنیا کے بارے میں پرجوش۔ مجھے مارکیٹ کی بہترین خبروں اور اس کے رجحانات کے بارے میں لکھنا پسند ہے۔