Prouni

ProUni – Programa Universidades Para Todos, saiba tudo!

ProUni é o Programa Universidades Para Todos e foi criado pelo governo em 2004 e utiliza da nota do Enem do aluno para dar bolsas de estudas integrais ou de 50% em faculdades particulares, ele é como o Sisu, mas a diferença é que o Sisu é para faculdades públicas e o ProUni para faculdades particulares.

Quer saber mais sobre o ProUni e como você deve agir para se inscrever, data de resultado, inscrição de lista de espera, entre outras coisas? Continue com a gente e descubra tudo sobre o ProUni.

prouni

اشتہارات

Como funciona o ProUni?

ProUni é um programa do governo que  a oportunidade para estudantes de entrarem no ensino superior em faculdades particulares com bolsas de 50 e 100% utilizando a nota do Enem, se você pretende ingressar no ensino superior e acha que o Sisu é muito concorrido, o ProUni pode ser a sua oportunidade de poder estudar em uma escola particular pagando a metade ou nada da mensalidade da faculdade.

Como se inscrever no ProUni?

Para você concorrer a uma bolsa através do ProUni a primeira coisa que você deve fazer é participar ou ter participado da última prova do Enem, pois somente com a nota em mãos do Enem você vai conseguir fazer sua inscrição no ProUni.

Para você fazer sua inscrição no ProUni é bem simples, não tem erro, é só seguir os passos que você vai encontrar no site do próprio Prouni. Lembrando que esse programa acontece duas vezes por ano, uma vez em fevereiro e outra em junho.

Você deve fazer sua inscrição através desse site http://prouniportal.mec.gov.br/

Resultado ProUni

O resultado do ProUni será disponibilizado no site oficial do programa http://prouniportal.mec.gov.br/ e o resultado sai em torno de 5 dias depois do fim da data de inscrição.

اشتہارات

Inscrição lista de espera ProUni

A inscrição da lista de espera acontece normalmente no mês seguinte ao mês da inscrição no ProUni, ou seja, Março e Julho, essa lista é para os alunos que não conseguiram uma vaga na primeira chamada.

Chamada lista de espera ProUni

A chamada para lista de espera funciona como na inscrição normal, após 5 dias da data final da inscrição para lista de espera sai o resultado da chamada da lista de espera.

Renda ProUni

Para quem não sabe a renda também é um fator na hora de se conseguir uma bolsa de 50 ou de 100%.

Bolsa Integral: as bolsas integrais são concedidas para estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio. Com essa bolsa, o curso é totalmente gratuito.

Bolsa Parcial: os participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos têm direito ao desconto de 50% nas mensalidades.

Quem pode participar do ProUni

requisito principal para você participar do ProUni é ter participado da última prova do Enem, pois somente com a nota você vai conseguir fazer sua inscrição no programa universidade para todos.

O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no ProUni?

Sim, os estudantes que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos – Prouni, desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa. O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Porém, se for selecionado pelo Prouni, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita

مصنف کی تصویر
عیسیٰ فرنینڈس
ٹیکنالوجی اور ایپلی کیشنز کی دنیا کے بارے میں پرجوش۔ مجھے مارکیٹ کی بہترین خبروں اور اس کے رجحانات کے بارے میں لکھنا پسند ہے۔