Capoeira – Artes Marciais

A Capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. É a mistura de dança com luta. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros.

Existem variações, que são a Capoeira de Angola, sendo seu precursor chamado de Mestre Pastinha e a Capoeira Regional, esta diferenciada pela introdução de golpes chamados “ligados” e “cinturados” introduzida pelo Mestre Bimba.

 A Roda de Capoeira divide-se entre lutadores e instrumentistas (responsáveis pelo tom e marcação dos capoeiristas). O berimbau é o principal instrumento, entoando e guiando o ritmo da apresentação.

ANZEIGEN

É conhecida em todo o mundo e é dominada com maestria pelos bahianos. A manifestação  mais forte é em Salvador, Cachoeira, Mata de São João, Santo Amaro, São Félix, Feira de Santana, Maragojipe e Nazaré.

Ela é o símbolo da resistência do povo africano. Desenvolvida e aperfeiçoada como forma de defesa nos quilombos, foi sendo ensinada engenhos era proibida, foi adaptada nos movimentos com cânticos e músicas africanas, para ser confundida com dança. A prática da Capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e tinha como funções principais a manutenção da cultura e da saúde física, além de alívio do estresse do trabalho.

Seu nome vem dos campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão.

A Capoeira foi proibida no Brasil até 1930, ano em que Mestre Bimba, apresentou ao então presidente Getúlio Vargas uma variação mais harmoniosa da luta. O presidente encantou-se com a apresentação e a transformou em esporte nacional brasileiro. Dessa maneira, a Capoeira Angola aperfeiçoou-se na Bahia mantendo-se fiel às tradições.

ANZEIGEN

Considerada como um diálogo de corpos, o vencedor é aquele que não obteve resposta do parceiro. Na roda de capoeira os dois capoeiristas se benzem ao pé do berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro entre no jogo, e assim sucessivamente, até que todos participem.

A malícia ou mandinga é um elemento fundamental da capoeira. Consiste num jogo de faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; uma ginga de corpo que engana o adversário. Por isso, a Capoeira é diferenciada em relação às outras artes marciais.

Ela possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. A Capoeira de Angola, tem um número pequeno de golpes, mas pode atingir uma harmoniosa complexidade, através de suas variações. A Capoeira Regional, caracteriza-se pela mistura da malícia da Capoeira de Angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, e as acrobacias não são utilizadas. A Capoeira contemporânea  une um pouco dos dois primeiros estilos (Angola e Regional) e, é a mais praticada atualmente.

Os praticantes mais puristas não admitem a possibilidade de enquadrar a capoeira em regras esportivas. Consideram quem assim o faz levianos ou leigos. Outros praticantes acreditam que o jogo deve evoluir como todas as artes marciais.

De acordo com as variações, a Capoeira é  apoiada em sete golpes principais: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

 É a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. O principal instrumento, o berimbau, era um instrumento usado por vendedores ambulantes para atrair fregueses, mas tornou-se instrumento símbolo da Capoeira, por conduzir o jogo com o seu timbre peculiar. Os ritmos são em compasso binário e os andamentos – lento, moderado e rápido. Entre os mais conhecidos estão o São Bento Grande, o São Bento Pequeno (mais rápido), Angola, Santa Maria, o toque de Cavalaria (que servia para avisar a presença de polícia), o Amazonas e o Luna. Na roda de angoleiros o conjunto rítmico é composto por três berimbaus (um grave – Gunga; um médio e um agudo – Viola); dois pandeiros; um reco-reco; um agogô e um atabaque. A parte musical é composta de ladainhas, cantadas e repetidas em coro por todos participantes da roda. É considerado bom capoeirista o que sabe tocar e cantar os temas da Capoeira.

Foto des Autors
Isa Fernandes
Leidenschaft für Technik und die Welt der Anwendungen. Ich schreibe gerne über die besten Nachrichten auf dem Markt und seine Trends.