Origem da Copa do Mundo de Futebol

Origem da Copa do Mundo, curiosidades e regras

A copa do mundo é algo que encanta o mundo, sem falar que o futebol chega a parar guerras por onde passa, mas a copa do mundo é algo único que acontece de 4 em 4 anos e literalmente para o mundo nos seus 28 dias de duração. O que poucos sabem é a onde e como surgiu o maior campeonato de futebol do mundo.

futebol

Para podermos contar a história da copa do mundo, nós temos que contar a história do futebol.

Por quem e quando foi criado o futebol?

O futebol moderno como vemos hoje em dia, foi criado pelos ingleses em 1863, na verdade as regras que temos no futebol foi criada em 1863 pelos ingleses, mas o futebol em si, ou algo muito próximo do futebol de hoje já era jogado no Japão a mais de 600 anos antes da criação das regras pelos ingleses e se formos ainda mais longe, podemos dizer que a criação do esporte que deu origem ao o futebol moderno, veio da Grécia, com um tipo de esporte que se chamava EPISKYROS.

No Episkyros podia-se usar as mãos além dos pés. O campo era retangular, parecido com o do futebol moderno. E o número de jogares também era quase o mesmo de hoje: 12 para cada lado. A bola, porém, em nada lembrava as atuais – não passava de um saco de couro de cervo com 20 centímetros, cheio de serragem.

Então podemos dizer que os ingleses só inventaram as regras e atualizaram o esporte que já era jogado a muitos e muitos anos atrás pelos gregos.

Quando foi criada a copa do mundo?

A copa do mundo iniciou em 1930, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.

Quem foi Jules Rimet criador da copa do mundo?

Jules Rimet

Jules Rimet nasceu em 14 de outubro de 1873, na cidade de Theuley-les-Lavancourt, Terceira República Francesa, Jules Rimet foi o terceiro presidente da FIFA, foi feito cavaleiro da ordem militar de cristo de Portugal e foi o criador da copa do mundo, o maior campeonato do mundo dentre todos os esportes existentes e com isso Jules Rimet teve seu nome dado a taça dada ao campeão do campeonato que ele próprio criou.

Jules Rimet teve uma grande importância para o esporte, principalmente para a segregação do futebol no mundo.

Como funciona a classificação para copa do mundo?

A classificação para a copa do mundo funciona da seguinte forma, existe um campeonato a parte que é feito entre as seleções de cada continente e só as melhores se classificam para a copa, esse campeonato à parte dura em torno de 2 anos e serve também para os técnicos de cada seleção poder escolher melhor a equipe que vai participar na copa do mundo, podemos dizer que os 23 jogadores que são convocados para a copa do mundo são os 23 melhores de seu país.

Como funciona a copa do mundo?

A copa do mundo funciona da seguinte forma, são 8 grupos e cada grupo tem um cabaça de chave, o cabeça de chave é o melhor de seu continente, só que um dos cabaças de chave é o anfitrião da atual sede da copa do mundo, dessa forma você tem todos os 8 grupos com 1 seleção cada.

E seguida é escolhida através de um sorteio as seleções que vão preencher as outras 3 vagas de cada grupo, lembrando que as seleções que são sorteadas, são as seleções que foram classificadas no campeonato do seu continente.

São 32 seleções sorteadas e assim forma-se os grupos que vão jogar a copa do mundo.

Na primeira fase, cada seleção joga com as outras 3 seleções de seu grupo, as 2 seleções que tiverem mais pontos passam para a próxima fase e as outras 2 com menos pontos são desclassificadas.

Após passada a primeira fase, começa as oitavas de final, nessa fase do campeonato se perdeu já está fora do campeonato.

Caso passe, o próximo desafio será as quartas de final, ela funciona da mesma forma que as oitavas de final, se perder está fora do campeonato.

Se a seleção passou pelas quartas de final ela passa para a semifinal, aqui se a seleção perder ela tem mais um jogo, só que para decidir quem será o terceiro colocado do campeonato.

Se caso a seleção passou com vitória pela semifinal, ela se classifica para a final e se ela ganhar ela será a campeã do mundo.

Perguntas comuns sobre a copa do mundo

Quantos são os jogadores convocados?

São 23 jogadores convocados pelos técnicos para participar da copa do mundo, geralmente esses jogadores são os melhores do seu país nas posições que eles jogam.

Quantas seleções participam da copa do mundo?

São 32 seleções participantes da copa do mundo, divididas em 8 grupos, sendo assim 4 seleções por grupo.

Quantos dias duram a copa do mundo?

Uma copa do mundo dura em torno de 28 dias.